sexta-feira, 2 de abril de 2021

São Caetano do Sul e sua sinagoga

Sinagoga de São Caetano do Sul
Foto de Michele Beer Schwartz

Após uma semana sem divulgar informações das sinagogas, retomo com mais detalhes sobre a comunidade judaica de São Caetano do Sul, compartilhadas tanto no Facebook como publicadas no livro da sra. Anna Gedankien.

Assim, no Facebook podemos ler o comentário de Samantha Ester Sitnik: "Que gostoso conhecer estes detalhes....com certeza merecem nosso respeito pela coragem e pioneirismo...” Analia Miguel Anusiewicz escreveu: “Olha aí nossas tradições e as origens judaicas no ABC, será que meu tio está no livro?” Marcelo Jesion contou: “Meu avô era o dono da colchoaria em São Caetano!!!” Paulina Janete Ber relembrou que “depois, Samuel Strauch, meu pai, fez parte do grupo fundador da Sinagoga da cidade, como consta da pedra na entrada da mesma...A foto do post é desta sinagoga...” Duda Auerbach achou bonita a recordação, e perguntou: “A Casa Bahia...onde ficava?” Gussy Schcolnik gostou da publicação anterior e Fabio Rozenfel comentou: “Que bom relembrar...”

Michele Beer Schwartz enviou uma foto da Sinagoga de São Caetano do Sul, tirada em fevereiro de 2021. E autorizou compartilhar aqui nesta publicação. Contou também: “Meus avós e família, junto com outros fundaram, a sinagoga de São Caetano do Sul, Waldemar (Wolf) Beer e Jaime Skinovisky”.

A partir das postagens, alguns leitores indicaram outros: Samantha Ester Sitnik indicou Boris Sitnik e Isac Sitnik, Ana Trajtengertz Codreanschi indicou Duda Codreanschi e Vivian Summer Burman indicou Hilton Goldenberg.

Sra. Anna Gedankien, no livro que escreveu nos conta que “o prédio da sinagoga marca uma importante presença arquitetônica na Rua Pará”. Este comentário pode ser verificado tanto na foto desta postagem, como nos desenhos que compartilhei nas publicações anteriores. Uma fachada simétrica, com uma porta de entrada ao centro, frontão triangular na parte superior. Uma Maguen David no vitrô circular, centralizado. Sra. Anna completa: “...num terreno amplo, onde além do templo, foram construídas diversas facilidades como quadras esportivas, salas de aula, local para reunião de diretoria e arquivo de documentos. O grande salão da sinagoga possui um palco, mezanino para as mulheres e cadeiras fixas no assoalho. As paredes são adornadas com lindas pinturas alusivas a temas bíblicos feitas por um artista israelense...”. Pinturas estas muito semelhantes a algumas sinagogas da capital paulista. Na cidade, os jovens se reuniam no Grêmio Israelita de São Caetano do Sul, formando equipes de esportes, ou realizando bailes mensais (a partir de 1960) no espaço da sinagoga. No ano da inauguração também foi criada uma escola primária, com aulas de hebraico e religião além do currículo laico.

No Blog, um comentário foi feito e aguardo mais detalhes a respeito: “Faltou mencionar o Sr. Moises Kagan, que também foi um dos fundadores da sinagoga mesmo não morando em S.C.S, junto com seus filhos, depois netos, que até hoje frequentam está sinagoga..."

Em relação ao livro, Yomtov Pesso escreveu: “O livro está incompleto, esqueceu de mencionar a família Engel, em Santo André. Já está combinado de conversarmos com a sra. Ruth...

Você faz ou fez parte das comunidades judaicas do ABC? Poderia compartilhar memórias, fotos e informações? Gostaria de ter o seu texto, relacionado ás comunidades judaicas divulgado em meu blog? Então deixe seu comentário ou escreva para mim, myrirs@hotmail.com ou myrinhars@gmail.com

3 comentários:

  1. Meu nome é ISAC GAFANOVIC é meu pai também foi um dos fundadores desta bela sinagoga, DAVID GAFANOVIC e lembro bem das festas tradicionais como, Rosh Hashana, Yom Kipur, SIMCHAT TORA, e as festas do clube Juvenil do qual eu fui um dos fundadores. Muita história bonita da comunidade desta cidade. Éramos praticamente uma família, todos se conheciam.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria entra em contato com a comunicação. Mais o número de telefone não estou achando !

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer esta Sinagoga

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...