segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

A Sinagoga de Moema em São Paulo

Sefer Torah
Sinagoga de Moema

“A Sinagoga de Moema, ou sinagoga da Congregação Religiosa Judaica Kiruv Achim teve sua localização escolhida pelo Rabino Nathan Ruben Silberstein mediante o apoio da Federação Israelita e uma novíssima tecnologia para a época”. Quem nos conta tal fato é Ricardo Nimitz de Souza Oliveira pelo Facebook: “Eu era o Diretor Administrativo, profissional da Federação Israelita do Estado de São Paulo, e havíamos acabado de atualizar o cadastro geral da comunidade de São Paulo, utilizando geolocalização, e podíamos mapear, pela primeira vez, onde estavam (ou não) serviços e membros da coletividade, localização de escolas e seus alunos. Era uma época pré-GoogleMaps. Havíamos adquirido de uma empresa especializada o mapa do Estado de São Paulo e cruzamos as coordenadas das moradias com as instituições. O Rabino Nathan e sua esposa Chani foram os primeiros a utilizar este serviço, e a imprimir correspondência convidando as pessoas da região a frequentarem a nova Sinagoga. Na época um uso inédito, da novíssima tecnologia que implantei com o apoio do tesoureiro da Federação, Abramo Douek. Lembro-me do Rabino e de sua esposa indo etiquetar e preparar os envelopes em nossa sala da área de informática. Depois, sua congregação mudou de endereço, mas estava consolidada como instituição. Lembro-me também que, por dois anos, utilizaram o mailing da região várias vezes. Há uns três anos nos encontramos em um restaurante, e relembramos esta história de uso do mailing da Federação. Saí da Federação há alguns anos”. Ricardo finalizou o texto acima com a pergunta: “O Rabino Nathan não está mais a frente da congregação?”

Michele Rachel Ventura Danciger, também comentou, respondendo sobre a dúvida acima: “O Rabino Nathan continua à frente da sinagoga, só que, hoje em dia, na Av. Angélica”. Michele irá encaminhar mais detalhes sobre a sinagoga, em sua localização atual, assim como Ingrid Birta. 

Torót no Aron Hakodesh
Sinagoga de Moema
A localização escolhida, a qual Ricardo Nimitz de Souza Oliveira cita, refere-se a uma casa na Av. Pavão, que chegou a receber reformas e ter seu espaço ampliado em uma área descoberta, vizinha a esta edificação. Inicialmente em um anexo da casa, com acesso pelo corredor lateral, o espaço era dividido por uma mechitza de madeira escura, treliçada, a qual separava a ala masculina da ala feminina, porém ambas situavam-se em um piso único. O Aron Hakodesh e a Bimah ficavam à frente das cadeiras de plástico do setor masculino. As crianças, durante os Shabatot e festividades aproveitavam para brincar no corredor de acesso, sendo que, depois de um tempo, um “brinquedão” colorido foi instalado no jardim, no espaço da frente da casa.

A Revista VejaSP publicou um artigo em setembro de 2009, atualizado dezembro de 2016, que o Rabino Nathan Ruben Silberstein e sua esposa Chani, ortodoxos de linha hassídica, nascidos nos Estados Unidos, chegaram a São Paulo em 1993 e moravam no bairro de Higienópolis. Os filhos frequentavam escolas religiosas em período integral, mas, em casa, só se comunicavam em idish e hebraico. O texto informava, à época, que o Rabino Nathan abriu uma sinagoga em Moema para atrair a comunidade judaica da região e também aqueles que não tiveram educação religiosa. Leia mais em: “Conheça alguns hábitos dos judeus ortodoxos paulistanos. Eles representam 15% da comunidade na capital” Por João Batista Jr. e Sara Duarte Atualizado em 6 dez 2016, 09h09 - Publicado em 18 set 2009   https://vejasp.abril.com.br/cidades/conheca-alguns-habitos-dos-judeus-ortodoxos-paulistanos/

Vocês possuem fotos, histórias, lembranças, documentos sobre a Sinagoga de Moema, ou sobre as diversas comunidades judaicas de São Paulo e suas respectivas sinagogas? Gostariam de escrever um texto, para ser publicado neste blog?

Como escreveu Jaime Roizenblatt,não vamos deixar que essas memórias se apaguem, isso é precioso”!

Vamos resgatar as nossas histórias e preservar o nosso rico patrimônio cultural material e imaterial! Escrevam para mim: myrirs@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...