segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Confraria do Shabat, amigos se encontrando... na Sinagoga Israelita Paulista



“Confraria do Shabat, amigos se encontrando para comemorar o melhor dia da semana!!!!” Assim começou o aviso, divulgado pelo Rabino Ivo Kauffman no Facebook, e relacionado ao Shabat de 23 e 24 de fevereiro de 2018, com Kidush completo e Tchulent.

Vários participantes comentaram esta chamada. Entre eles, Leo Kauffman 
Gisela Bernete Sztulman, Daniela Lemos Oliveira e Marcelo Voloch, que lembrou: “Shabat Zachor! Um Shabes especial! Não perca a oportunidade de cumprir esta Mitzvá! Não perca também o Tchulentnt!!! (Nem a famosa caipirinha!!!)”.


Katy Voloch escreveu, a partir do comentário de Marcelo, que frequentou muito a Sinagoga, é húngara e tem muitas lembranças da Sinagoga. Uma vez ao mês passa o Shabat com filho e nora na Sinagoga. E comentou que encaminhou um e-mail, tempos atrás, com diversas informações. Aguardo o reenvio...


Cópia do projeto e Aron Hakodesh,
doado por Paulo Strausz,
avô de Roberto Strauss
Roberto Strauss também contou que frequentou a sinagoga dos húngaros por toda a infância: “Os Strauss ocupavam uma fileira inteira. Meus quatro avós eram húngaros e eu sou húngaro desde 2013. Meu avô materno era o Dr. Francisco Reiszfeld, ele não ia na sinagoga, mas era conhecido porque, como médico, atendia boa parte da comunidade húngara judaica. E ia jogar cartas no Clube das Perdizes. Estive na sinagoga sexta passada e fui muito bem recebido pelo Rabino Ivo. Tenho fotos dos parentes, mas não da sinagoga. E também uma cópia do projeto do Aron Hakodesh, que foi doado pelo meu tio avô Paulo Strausz...” Aqui compartilho as fotos enviadas por Roberto, tanto do projeto como do Aron Hakodesh em si. Susi Rubin lembra-se do avô de Roberto...

Por sua vez, Judith Korda Recanati escreveu: “Olá a todos ex- húngaros, minha irmã e filho frequentam a sinagoga dos húngaros, eu ia às vezes, aos 17 anos, mas mais na CIP...tenho cidadania e sou guia em Israel na língua portuguesa e húngara, me lembro que tinha um dentista húngaro e no Colégio Rio Branco, a Suzanna Tihanyi estudava comigo... Outros nomes Fodor, Futar... Fodor Tommy, Futar Eva...aonde estarão?” E Roberto avisa à sra. Judith que tem primos Fodor, a maioria em Israel:  Roni Fodor, Dana Shaban, Elca Swarcz, netos da tia avó Etus Strauss Fodor.

Fotos da familia de Sara Belz
Sara Goldman Belz, também participou dos comentários: “Sou filha de Ignácio Belz, húngaro (família morta no Holocausto da Hungria) e mãe polonesa. Meu pai chegou ao Brasil em 1932, e casou-se com minha mãe, polonesa, Gela Belz (Mandel de solteira). Encaminho fotos da família de meu pai, uma foto de antes da Guerra (meu pai aparece na foto, pois fiz colagem). De pé, irmão que era Diretor do Banco nacional de Budapeste (sobreviveu)...sentados: irmão, mãe do meu pai, irmã, pai do meu pai (Chaim Belz-Rabino e Chazan), irmã do meu pai (sobreviveu)...a minha cara... Um irmão esgrimista, irmã caçula pianista ...maridos, esposas e filhos mortos no Holocausto. E também a família de meu avô, Rabino e Chazan. Soube que um irmão e uma irmã sobreviveram... André Goldman esteve na maior Sinagoga da Hungria, em Budapeste, mas não conseguiu notícias. Claudio Goldman, meu filho é cantor e Chazan...”

André Leibl, infelizmente, não tem nenhuma lembrança a contar, mas avisou que seu nome consta de uma das atas da SIP, quando sr. Kovari tomou posse como presidente pela primeira vez, há um tempo atrás...

É importante resgatarmos nossa história, memórias... e como muitos comentam, revermos, quando possível, as sinagogas que frequentávamos e voltarmos a participar das atividades e Shabatót destas...

Quem sabe, poderemos organizar uma visita à Sinagoga Israelita Paulista para cada um fotografa-la, desenha-la, conhece-la e contar um pouco mais sobre sua história?! Roberto Strauss pretende participar...E você, gostaria de visitá-la? Encaminhe-me um e-mail para myrirs@hotmail.com

Vamos ver com o Rabino Ivo Kauffman se poderemos agendar visitas para o próximo domingo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...