quarta-feira, 11 de julho de 2018

Identificação do bairro: O Bom Retiro

Mapa Digital da Cidade de São Paulo-Geosampa
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx#

O Bom Retiro, um dos bairros do distrito do Bom Retiro, na região central da cidade de São Paulo, surgiu em meados dos anos 1820, sendo assim nomeado por ser considerado uma área nobre de sítios e chácaras.

Seu nome, provavelmente homenageia a "Chácara do Bom Retiro", uma das chácaras destinadas ao recreio e retiro de finais de semana, de famílias abastadas do século XIX, como a chácara do Marquês de Três Rios, sr. Joaquim Egídio de Souza Aranha. Nesta, situava-se o Solar do Marquês, mais tarde sede da Escola Politécnica da USP, e onde se hospedou a família imperial. Ainda hoje, o nome da Rua Três Rios permanece.

A instalação da Estrada de Ferro São Paulo Railway (antiga Santos-Jundiaí e hoje CPTM) e a inauguração da Estação da Luz, em 1867, marcaram o desenvolvimento do bairro, tornando-o passagem de imigrantes de várias origens que aportavam em Santos, principalmente italianos. Primeiros a chegarem por ali, os italianos eram atraídos pela possibilidade de emprego e por preços baixos dos terrenos, transformando o bairro em vila operária. 

A primeira Hospedaria dos Imigrantes, construída para atender a grande quantidade de imigrantes que chegava à cidade, passa a funcionar no Bom Retiro, a partir de 1882, onde hoje está situado o edifício do antigo Desinfectório Central, à Rua Tenente Pena, 100, logo após o término da Rua José Paulino. Em 1888 a Hospedaria dos Imigrantes foi transferida para o Brás. Sobre o Desinfectório Central, Douglas Nascimento, em seu site “São Paulo Antiga”, publicação de 25/11/2013, relatou ter sido inaugurado em 1893, e construído em uma época de pouco controle de pragas, doenças e de saneamento básico não adequado. O local da construção do imóvel era ocupado por um antigo sobrado, chamado de Bom Retiro. Em 1979, no local, foi inaugurado o Museu da Saúde Pública Emílio Ribas.

Mapa Digital da Cidade de São Paulo-Geosampa
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx#

A urbanização do bairro do Bom Retiro ocorreu, principalmente, a partir da década de 1880, efetuando-se a separação, loteamento e arruamento de diversas chácaras e sítios, como as Chácaras “Bom Retiro” e “Dulley”, e o “Sítio do Carvalho”. Tais chácaras localizavam-se entre a linha férrea da São Paulo Railway e as várzeas dos rios Tietê e Tamanduateí. Nesse período, depósitos e diversas olarias surgiram na região, entre elas a maior da cidade, a do sr. Manfred Meyer, judeu alsaciano. Utilizavam-se da argila presente nas várzeas dos rios, que as inundavam constantemente. Instalada em 1859, a olaria do sr. Manfred Meyer, uma olaria à vapor, fornecia tijolos para a cidade. 

Como explica Paulo Valadares em artigo publicado na Revista Morasha (Edição 69 - Setembro de 2010), este senhor comissário-agente do Consulado francês, ao lado de suas obrigações diplomáticas, também mantinha atividades comerciais e industriais, e adquiriu, em 1860, num distante bairro rural de São Paulo, formado por chácaras para finais de semana dos mais abastados, o hoje chamado Bom Retiro, grandes lotes, onde montou a Olaria Manfredo, que forneceria material de construção para a cidade que se expandia a partir do Pátio do Colégio.”  Em 1869, esta olaria foi vendida a João Ribeiro da Silva

Da mesma forma que as olarias, grandes fábricas passaram a se estabelecer no Bom Retiro. Pode-se citar a Fábrica Anhaia (tecidos de algodão), a Cervejaria Germânia e a Ford do Brasil, de 1921, situada à rua Solon, no primeiro edifício do bairro destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis. Outro exemplo, como também indica Douglas Nascimento em seu site "São Paulo Antiga", é a fábrica de Licores e Xaropesde Michele Anastasi, que “entrou na empresa em 1906, quando adquiriu a parte pertencente a Giacomo Castignani. Foi aí que a Castignani & Toti passou a ser denominada Anastasi & Toti”. 

Nas últimas décadas do século 19, o processo de loteamento e urbanização do bairro se intensificou. Bairro operário no início do século 20, grande parte de suas ruas era formada por casas simples ou cortiços, e pequenos imóveis de serviços.
Como lemos na “História dos Bairros Paulistanos-Bom Retino”  do “Almanaque da Folha” em texto de Elaine Muniz Pires (do Banco de Dados, em seu Acervo on line), o comércio na antiga Rua dos Imigrantes desenvolveu-se, por ser passagem de quem vinha do centro da cidade, sendo exercido por imigrantes de diversas origens, entre eles os portugueses, turcos, sírios, libaneses. E foi na Rua José Paulino que o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1910. Também informa que o primeiro grupo escolar da região, o Marechal Deodoro, localizado à rua dos Italianos, data de 1912. A Escola Livre de Farmácia, criada em 1898, esteve situada a partir de 1905, à rua Três Rios, como parte da política sanitarista do fim do século XIX. Já como faculdade foi anexada à USP quando de sua formação em 1934. Atualmente o edifício é ocupado pela Oficina Cultural Oswald de Andrade.Trata-se de um bairro multicultural, com pessoas de diversas origens, principalmente italianas, gregas, judaicas, gregas, bolivianas... 
Para conhecer mais detalhes sobre o bairro, atualidades e histórias, leia os artigos e veja as fotos publicadas por Sérgio Beni Luftglas no site “Tudo de Bom Retiro - Fatos e Fotos do Bom Retiro”, indicado no link abaixo.
Você pode estar questionando...e quanto à comunidade judaica do Bom Retiro? Leia nas próximas postagens...
Fontes das informações:




3 comentários:

  1. Myriam, muito bom saber mais do meu Bom Retiro natal. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada sr. José Marcos Thalenberg pelo comentário!! Muito bom saber que nasceu no Bom Retiro. Algum comentário, história, memórias? Qual sinagoga frequentava e frequenta?

    ResponderExcluir
  3. Olá Myriam, tudo bem. Excelente trabalho. Estou montando um acervo de tijolos antigos e a muito tempo procuro saber que sigla nos tijolos da olaria que Manfred Meyer fabricava. Caso você tenha alguma informação nesse sentido fico grato. Quando der, por favor, visite meu trabalho...abraços.
    https://museudotijoloantigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...