segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A doação do Sefer Tora para a comunidade judaica de São Carlos

Na revista “Fisesp Comunicação”, edição 100 de setembro de 2001podemos ler o artigo “Comunidade de São Carlos recebe Sefer Tora”, onde “Graças ao empenho da Federação, através do Departamento de Pequenas Comunidades, chefiada por Beris Ber, a comunidade judaica de São Carlos, presidida por Júlio Zukerman, teve recentemente a grande alegria de receber a doação de um Sefer Tora, proveniente da Congregação Beneficente Sefaradi Paulista. O processo que levou à doação foi intermediado por Morris Dayan e família...A cerimônia religiosa de Hachnassat Sefer Tora e as akafot foram realizadas pelo Rabino Abraham Zajac, da sinagoga do Centro Israelita de Pinheiros...” Este evento, que ocorreu em um domingo, contou com a presença do prefeito na época, sr. Newton Lima Neto, da comunidade judaica local, da delegação das comunidades de São Paulo e Ribeirão Preto, de Mauro Mandel, assessor do Departamento de Pequenas Comunidades e de Alberto Milkewitz, o diretor institucional na ocasião.

Salomon Mizrahi, em um email e também no blog, no dia 09 de setembro de 2020, deixou um comentário sobre a postagem "São Carlos e a comunidade judaica da cidade": Em 1998, foi reconstituída a comunidade judaica de São Carlos, com Júlio Zukerman, Ignez Caraceli e Salomon S. Mzrahi!
Tenho muitas fotos, filmes e reportagens nos jornais da cidade. Recepcionamos o consul de Israel, no teatro municipal apresentou-se o grupo de dança israelí Hakotzrim da Hebraica, recebemos um Sêfer Torá doado pela sinagoga Beit Yaacov. Mantínhamos Cabalat Shabat toda sexta-feira na sinagoga, e comemorávamos as festas judaicos incluindo os Yamim Noraim!”

Você teria alguma informação a respeito da comunidade judaica de São Carlos? E de Franca, Catanduva, Piracicaba, e demais cidades do interior paulista? Escreva para mim... myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...