domingo, 19 de junho de 2016

Período Românico e Gótico na Europa, Renascentistas e Barrocas na Galícia e Boemia

Sinagogas no Período Românico e Gótico na Europa
Diferentemente da forma espacial das igrejas da época, isto é, basílicas medievais com uma nave longitudinal e duas alas, os judeus basearam as construções das sinagogas deste período nas construções seculares existentes. Estruturas abobadadas únicas cruzadas com arestas ou nervuras, ou um espaço com duas naves e pilares na parte central.

Sinagoga Medieval de duas naves:
A Sinagoga de Worms, na Renânia, permaneceu em sua forma original até ser destruída pelos nazistas. Iniciada a construção em 1034, passou por uma transformação no final do século XII, influenciada pelas construções da época: capitéis de colunas, entalhes nos arcos de portas e janelas, traçado de solo simples, quase retangular- características românicas- estão presentes na edificação. A dupla nave fortalece a centralização da Bimah. O recinto feminino data de 1213 e possuía quatro vãos abobadados e uma coluna central.

Outra sinagoga de importância no período é a sinagoga Altneuschule, em Praga. Construída no final do século XIV, possuía estreitas janelas, formas simples (nave dupla retangular) e abóbadas em ponta, mas destacava-se pelo seu exterior, diferente do padrão da época. Isso só foi possível por estar situada no centro de uma grande comunidade judaica.


A Velha Sinagoga da Cracóvia, de final do século XIV, é outro exemplo de sinagoga românica ou gótica de nave dupla de dois pilares, influenciada pela sinagoga Altneuschul.

Nas sinagogas românicas e góticas a entrada principal não se situava na parede oposta ao Aron Hakodesh. Esta tendência passou a ocorrer somente no século XVI, a partir de teoria do Shulchan Aruch. Como conseqüência, as sinagogas adquiriram um sentido longitudinal e a Arca ganhou maior importância arquitetônica.

Sinagoga Gótica abobadada de nave simples:
As sinagogas de nave simples foram construídas concomitantemente às de nave dupla. A solução sem suportes intermediários permitia maior flexibilidade em relação à disposição da Bimah e da Arca. Um exemplo é a sinagoga de Praga- Pinchas Schul- do século XIII. Grande parte destas sinagogas foi construída no final da Idade Média.

Sinagogas Renascentistas e Barrocas na Galícia e Boemia:
Nascidas da arquitetura do período, algumas por licenças especiais a filantropos, não constituíram um grupo específico.

A Sinagoga de Maisel, em Praga, possuía elementos da Renascença e do período gótico. Na Cracóvia, em 1640, construiu-se a Sinagoga Isaac Jakobowicz. A Sinagoga Isaac Nachmanowicz, de 1582 é coberta por uma abóbada cruzada, linhas interceptantes de dois meios cilindros em ângulos retos (abóbada monástica). O Aron Hakodesh é em estilo renascentista. O traçado quadrado, sem repartições internas e o piso abaixo do nível da rua permanecem. A sinagoga da cidade de Kuttenplan  foi decorada ao estilo barroco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...