sexta-feira, 8 de maio de 2020

A comunidade judaica de Bauru e sua sinagoga

Comunidade judaica de Bauru
quem você reconhece nesta foto?

A partir da publicação anterior sobre a comunidade judaica de Bauru, sra. Ides Rywa Czerniakowski deixou uma mensagem no Facebook, informando que morou naquela cidade até 1959. Conversei pelo telefone com sra. Ides, que contou um pouco sobre suas lembranças da infância nesta cidade:

Sr. Mot´l, pai de sra. Ides, esteve em Auschwitz. Depois da Guerra, chegando ao Brasil, rumou para Erechim (RS). Em busca de trabalho, sr.Mot´l e o irmão seguiram para Bauru, cidade em crescimento, e que se comentava haver “oportunidades de emprego”. 


Comunidade judaica de Bauru
A mãe de sra. Ides, sra. Fany, residia na cidade de São Paulo. Depois de casados foram morar em Bauru. Grávida, a mãe de sra. Ides veio a São Paulo para dar à luz, retornando a Bauru pouco depois.

Em relação à comunidade judaica da cidade, sra. Ides comentou que era composta por 40 famílias mais ou menos. Todas se davam bem, se reuniam nas festividades judaicas. Porém, não se lembra de ter passado as Grandes Festas em Bauru, pois vinham a São Paulo nestas ocasiões, onde morava a família da mãe. Comentou também que foi o pai quem buscou o local para a sinagoga, e acredita que as famílias compraram uma casa já pronta, e não um terreno, nos anos de 1955. 

sr. Mot´l e sra. Fany Czerniakowski
Em 1959 vieram para São Paulo, quando o pai adoeceu (já saíra de Auschwitz com problemas de saúde), falecendo em seguida. A partir de então, sra. Ides, ainda criança, e a mãe permaneceram em São Paulo. Contou que, até 6 anos atrás, a fachada da casa, onde esteve situada a sinagoga, permanecia com as mesmas características, apesar de estar ocupada como residência. Hoje, pelo que sabe, reformas já foram feitas... Depois da venda do edifício da sinagoga enfatizou que o valor arrecadado foi doado para a Sinagoga Talmud Torah...onde havia uma placa com os nomes dos frequentadores da Sinagoga de Bauru. Alguém saberia dizer se esta placa permanece em alguma das paredes da Sinagoga Talmud Torah?

Sra. Ides encaminhou-me fotos das festas que aconteceram na sinagoga naquela época...e aqui compartilho, com a autorização da sra. Ides...E sra. Esther Sirotá adicionou o comentário: "A primeira foto é das Bodas de Prata dos meus pais, como lhe disse, ali as festas da comunidade eram realizadas, e também as religiosas. Tivemos até casamentos. Vou falar os nomes das famílias de Bauru, neste ano da foto, maoi/1956, e que nã falei naquele dia...Abrão Rachefski, Alexandre Gindler,  Mauricio Tavajnianski, Pedro Wasserman, Manoel Mcksik, Eugenio Fridman, Mot´l Czerniakowski. na terceira fila um pouco à esquerda estão os pais da Paulina, José e Rachel Crochik". E completou: "Minha prima Pécia vai lhe ligar".

Como já comentado, algumas famílias judias provenientes da Europa, instalaram-se no sul do Brasil, nas “Colônias do Br. Hirsch”, e mais tarde seguiram para o interior paulista.

Em busca de mais informações, consultei o livro “Memórias da Colônia e Quatro Irmãos”, de Marcos Feldman (Ed. Maayanot, 2003). Sr. Marcos nasceu na Colônia de Quatro Irmãos, em uma família de imigrantes russos. Aos 13 anos, mudou-se para Bauru, voltou à Colônia de Quatro irmãos aos 26, onde conheceu sra. Guilhermina Agranionik e com quem se casou. Retornou, posteriormente, a Bauru. Em 1960 mudaram-se para Santo André e, depois, para São Paulo. Trabalhou durante a sua vida como comerciante. Neste mesmo livro vemos o relato sobre sr. Aron Feldman, também nascido em Quatro Irmãos (Erechim, RS). Com seus pais e irmãos mudaram-se para Bauru, local onde o tio, sr. Guilherme Feldman, “estava se dando bem”, uma “cidade promissora, encontro das ferrovias Paulista, Noroeste e Sorocabana”.

Você morou, ou ainda mora, em Bauru? Frequentou a sinagoga da cidade? Quais suas lembranças sobre a comunidade judaica da cidade? Participe contando suas memórias, suas raízes, enviando fotos, documentos...Escreva para myrirs@hotmail.com

3 comentários:

  1. Reconheço o casal Paulina e José Crochick no meio da foto do lado direito superior. São pais de Paulina, Haroldo e Sergio Crochick.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mãe dos três não é Paulina, desculpem é Raquel. Ela está na foto junto com seu esposo José

      Excluir
  2. Reconheço sr.David Sitnik em duas das fotos. Ele é o pai de Moisés Sitnik. Não aparece a sua esposa d.Beile (Bela)

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...