terça-feira, 26 de maio de 2020

Familiares das comunidades judaicas de Bauru e Marília

Casamento sra. Ida Tcherniakowski e Sr. Moyses Zatz
Foto enviada por sra. Pecia Brez
Em busca de mais detalhes sobre a comunidade judaica de Bauru, conversei com sra. Pecia Brez, que atualmente reside em Serra Negra. Sra. Pecia nasceu em Erechim (RS), a mãe, sra. Firmina, era da Colônia de Quatro Irmãos e o pai, sr. David Tcherniakowski, ao chegar ao Brasil, rumou para a região sul do país. Eram de origem russa. Duas tias de sra. Pecia residiam em Bauru no quando os pais se estabeleceram na cidade. Sra. Pecia cresceu e estudou em Bauru, o pai, sr. David, teve uma fábrica de camisas. A família mudou-se para São Paulo quando os irmãos começaram a entrar na faculdade, época em que a comunidade judaica da cidade já estava diminuindo e ocasião em que muitas famílias também se mudaram para Santo André. 


Casamento sra. Ida Tcherniakowski e Sr. Moyses Zatz
Foto enviada por sra. Pecia Brez
A comunidade judaica de Bauru era tradicional, muito unida, era formada por mais de 40 famílias, realizavam as festas judaicas além de outras comemorações, como Bar-Mitzvót e casamentos. O pai de sra. Pecia ajudava nas rezas, sr. Samuel Sirota era o chazan da sinagoga, e esta não possuía um rabino.

Sra. Pecia encaminhou fotos, nas quais vemos o casamento da irmã, sra. Ida, com sr. Moyses Zatz, e em que sra. Pecia foi a “dama de honra”. O casamento ocorreu por volta de 1956, celebrado por um senhor da família Nestrovsky. A Chupá ocorreu em um espaço aberto, na sinagoga. Depois de casados, sra. Ida e sr. Moyses foram morar em Porto Alegre. Temos também a foto do Bar-Mitzva do irmão de sra. Pecia, sr. Isaac.


Bar-Mitzvah de Isaac, irmão da sra. Pecia Brez
Foto enviada por sra. Pecia Brez
Ainda em relação à comunidade judaica de Bauru, no Facebook, em Guisheft Anúncios e Vendas, Mario Zimbarg comentou: “Família Zommer também imigraram pra Bauru”. 

E na minha página,  Betti Epelbaum escreveu: “Sou a morá Batia. Conterrâneos de minha mãe, que era de uma cidade pequena perto de Vilna, na Lituânia, moraram em Vera Cruz e Garça perto de Bauru. Um era o tio Yossef Markus, esposa (z"l) e filha Chana. E seu sobrinho Luiz Markus. (z"l). Este e sua esposa Miriam tiveram 4 filhos. Não sei mais nada deles... a filha mais velha se chama Eva, foi professora no
Sr. Yossef Markus,
(tio de sra. Betti Epelbaum),
 e seu sobrinho Luiz
e sua filha Chana z"l
Foto enviada por sra. Betti Epelbaum

Renascença e acho que também no Peretz. Tem mais duas filhas, Rosemeire e Rebeca, que trabalhou há muitos anos no Bialik, e também tem o filho Kleber. A Chana se casou com Moniek Bader e tiveram dois filhos. Marcos Bader e o outro não me lembro do nome. Eles vieram morar em Sāo Paulo nos anos 1960”.

Quanto à comunidade judaica de Marília, tenho também buscado informações neste período de quarentena e isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. Sergio Broner indicou as famílias Knobel, Zaterka, Oksman, Broner, Gildin, Kaplan, Tygiel, Fridman, Rabinovitch, Besnos, entre outras. Conversei com David Telvio Knobel, que contou que a família se mudou da cidade quando ele tinha somente 5 anos, lembra-se pouco, mas comentou que irá ver quem poderá passar mais detalhes. Sr. Oscar Gertztel escreveu que na região “muitos plantaram café e desenvolveram comércio varejista de móveis e roupas. A segunda geração estudou e tem presença na medicina”

Malvina Waisberg e Cesar Becalel Waisberg, também no Facebook, indicaram conversar com a mãe deles. Entrei em contato com sra.Lia, que contou um pouco sobre a comunidade da cidade:

A família é de origem polonesa. O pai foi quem chegou primeiro à Marília, pois o tio da sra. Lia já estava estabelecido em Garça, cidade em que o pai também morou, e na qual teve uma loja. Posteriormente ambos abriram uma loja de tecidos e sapatos em Marília. Sra. Lia e os irmãos nasceram nesta cidade. Morou ali até os 11 anos de idade, quando a família se mudou para São Paulo. Um dos irmãos, o que se formou em medicina, chegou antes à capital. Veio para cursar o científico, pois não havia este curso em Marília. Quando o segundo irmão estava para vir para São Paulo, o pai resolveu que mudariam todos para a capital. Porém mantiveram as lojas em Marília até um certo tempo. Sra, Lia comentou que o pai faleceu cedo, aos 47 anos.

Em relação à comunidade judaica de Marília, Sra. Lia contou que havia na casa do “Rebe”, como chamavam o rabino, de sobrenome Singal, um local para rezas. Não era uma sinagoga, mas na casa havia uma Torah, Comemoravam Rosh Hashana e Yom Kipur, “tinha rezas de Pessach e tudo direitinho”, comentou lembrar-se bem destas ocasiões. O rebe dava aula de Bar-Mitzvah, e os meninos faziam o Bar-Mitzvah lá. Sra. Lia falou que fotos daquela época não possui, talvez tenha alguma do Bar-Mitzvah do irmão.

O pessoal de Pompéia, como a família Bisker, vinha para Marília para Rosh Hashana, assim como os de Vera Cruz, de Assis, de Garça, enfim, das redondezas. Os que vinham de fora ficavam nas casas das famílias da comunidade que moravam em Marília. De Bauru não vinham, como conta sra. Lia, pois lá havia sinagoga e comunidade judaica.

Passou o contato de Jaime Koppelman. Indicou também o Dr. Elias Knobel e o Dr. Samuel Knobel, primos da sra. Lia, a família de Dr. Leon Oksman, sr. Pedro Oksman, que talvez possuam fotos e mais histórias para contar. Indicou também a sra. Raquel, neta do rabino Singal.

Você faz parte das famílias judaicas que se estabeleceram no interior paulista? Sr. Israel Beigler encaminhou-me um e-mail, onde contou: “Eu nasci em Araçatuba, em 1952. Sou da família Beigler (ou Bejgler). Havia um núcleo de judeus lá. Parece que, nas grandes festas, vários núcleos se reuniam na cidade de Birigui. Saímos muito cedo de lá e creio que, na década de 60, já não restava nenhum judeu por lá...”

Você gostaria de compartilhar a sua história? Então escreva para mim... myrirs@hotmail.com 

Obs: as fotos têm direito autoral, favor não compartilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...