quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bauru, Marília e demais comunidades judaicas do interior paulista

http://www.igc.sp.gov.br/produtos/mapas_rad41d.html?

que Bauru conta com uma pequena coletividade judaica e há notícias de judeus residentes no município desde o início do século XX, imigrantes da Rússia e Polônia, da Bulgária e Itália. Dados do IBGE, dos Recenseamentos realizados no século XX registraram a presença judaica no município... 

Já no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%ADlia#_Judaica, página também da Wikipédia, mas com dados sobre Marília, há a informação de que a comunidade judaica que se formou neste local é basicamente advinda do Leste Europeu, nas diversas levas migratórias judaicas para o Brasil, desde o início do século XX. Dedicaram-se sobretudo ao comércio e trabalharam como mascates. Lemos neste site que “os Knobel chegaram a Marília nos anos 1930, devido ao forte antissemitismo que assolava a Polônia...Atualmente existe em Marília, entre as avenidas 9 de Julho e Sampaio Vidal um edifício chamado Benjamin Knobel; Benjamin (Bencjon) era um dos jovens judeus que chegou à cidade com seu irmão Abraham em 1936...Participavam das cerimônias religiosas na sinagoga do Rabino Singal, que atraía os judeus de toda a região. Além dos Knobel, famílias como os Fridman, os Kopelman, os Oksman, os Speiter, os Zatyrco, os Zaterca, os Beznos, os Tigel, os Klepacz e os Singal, faziam parte da comunidade judaica estabelecida em Marília... Filho do senhor Abraham e sobrinho de Benjamin Knobel, Dr. Elias Knobel nasceu em Marília em 1943...” 

Conversei com sra. Eva Litvak Vaie no dia 18 de maio de 2020. Sra. Eva contou que nasceu em Bauru e morou na cidade até 1964. Seu pai, sr. Jacob Litvak, nasceu na Bessarábia, migrou inicialmente para a Argentina, mudou-se para a cidade de Recife e posteriormente para Bauru. Sra. Keila, mãe de sra. Eva, nasceu na Ucrania e chegou ao Brasil com 3 anos de idade. A família, inicialmente morou no Rio de Janeiro e posteriormente para Jacutinga. A mãe da sra. Keila faleceu aos 33 anos, no parto de seu 3. Filho. Viúvo, o pai preocupando-se com a educação das 2 filhas, matriculou-as no Mackenzie, que à época era um internato. Sra. Keila formou-se em secretariado, trabalhou em grandes empresas, recebendo inclusive prêmio da Cultua Inglesa. Ao casar-se com sr. Jacob, foi morar em Bauru. Sra. Eva comentou que não havia educação judaica formal na cidade e a comunidade era formada por aproximadamente 35/40 famílias. As festas judaicas eram comemoradas na sinagoga. 

Lembra-se principalmente de Rosh Hashana e de Simcha Torah, quando as crianças dançavam com bandeirinhas de Israel, com maça e uma vela nas pontas...Comentou que na sinagoga os espaços, tanto para os homens como para as mulheres, eram amplos, assim como o pátio onde as crianças brincavam. Contou que não havia um rabino na sinagoga, mas se recorda do Munkatcher Rebe, que vinha de São Paulo para Bauru em ocasiões como no Brit-Milá de seus irmãos mais novos. Recebi um e-mail de Moris Litvak em 13 de agosto de 2020, em que contou:  Nasci em Bauru em 1953 e residimos lá até 1966.  Tenho uma irmã, Eva Litvak Vaie e um irmão Aron Samuel Litvak. Meu pai, Jacob Litvak era casado com a (minha mãe) Keila Litvak e tinha 4 irmãos: Natan casado com Anita.  Tiveram um filho, Marcos. Fanny casada com Hersh Coifman.  Tiveram uma filha Estela Sonia, casada com Leib Zimerfeld tiveram 2 filhos, Marcos e Sara. E uma terceira Irmã, Rosa, que morava em Limeira. Meu primo Marcos Zimerfeld mora em SP, e tenho contato com ele.  Além de ter muita coisa na memória, ele tem muitas fotos também.  Se você quiser, me avise, pois tenho contato com ele. Segue uma foto que tenho, se você quiser, pode publicar no blog. Em primeiro plano, do lado direito está o meu irmão Aron, meu pai, eu deitado na mesa.... e minha mãe. Podemos trocar algumas outras informações que você desejar”.

Os comentários no Facebook continuam, o que contribui muito na coleta de dados para este estudo. Na página do Guisheft Vendas e Anuncios, Cesar Becalel Waisberg contou: “Mudamos para Bauru em 2005, não fazemos parte das famílias de lá e sabemos muito pouco da história da comunidade.” A família de Cesar, porém, fez parte da comunidade judaica de Marília. E completou: “Vou ver com minha mãe...” Sra. Sara Liba Korn, tia de Cesar, comentou:Cesar Becalel Waisberg, as suas origens fazem parte da comunidade de Marília, cidade que é muito próxima”. Ao ser questionada, avisou que sabe algumas coisas sobre a história em Marília, pois tinha somente 4 anos quando saíram de lá. E completou: “E quem pode te contar tudo a respeito é o Dr. Elias Knobel. Ele tem muita coisa documentada”.

Malvina Waisberg irmã de Cesar Becalel Waisberg escreveu: “Minha mãe é de Marília! Meu tio Schlioma Zaterka, api do meu primo Cesar, deve saber bem, e com relação a Bauru, acho que a Pécia Brez pode ajudar”.

Sergio Broner também contou que é de Marília, e que até a metade da década de 1960 havia judeus morando por lá: “Uma pequena parcela de uma comunidade de mais ou menos 40 famílias de judeus provenientes da Europa, e que chegaram por volta dos anos 1930 para trabalhar na cafeicultura e outros para o comércio local”.

Na página do Facebook, Jewish Brasil, Luiz Fernando Chimanovitch comentou: “Meus avos moraram em São Carlos até 1962. Não tenho informações sobre a comunidade além da carteirinha de sócio do meu avô, do clube Bela Vista, o qual o símbolo era uma Magen David. Eu vou procurar isso e te mandar sim, e perguntar a minha mãe se ela lembra de qualquer coisa...”

Já em Sinagogas em São Paulo, Sandro Libeskind escreveu: “Meus avós estavam juntamente com meu pai nessa foto de Bauru !!! Samuel Sirota, Rosa Sirota e meu pai Naou Sirota!!! Lembranças do meu avô Samuel Sirota na sinagoga próxima a avenida Celso Garcia, no Tatuapé. Em conversa com minha mãe, Marina Libeskind Sirota, ela me contou que ele foi chazan na sinagoga de Bauru...” 

Ao divulgar informações sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista (https://artejudaicasaopaulo.blogspot.com/2017/11/sinagoga-de-sao-miguel-paulista.html ) , Daniel Scaba contou que o sogro, sr. Nehemias Singal, um dos fundadores daquela sinagoga, morou em Marília anteriormente. De origem polonesa e naturalizado brasileiro, adorava tocar violino, era muito religioso e tocava shofar na sinagoga.  Foi comerciante em São Miguel, e depois mudou-se para o Bom Retiro. Daniel havia contado: “No Bom Retiro, foi o principal chazan da Sinagoga Luso Brasileira, na rua da Graça”. Sr. Nehemias Singal era casado com Sra. Clara Shuster, natural de Pernambuco, e tiveram 7 filhos. Sr. Nehemias era filho de sr. Ruvin Dov Singal, Ruwin Ber Singal, rabino da Sinagoga de Marília.

Alguém teria alguma informação sobre a comunidade judaica da cidade? Você ou sua família fez parte desta comunidade? Havia uma sinagoga em Marília ou reuniam-se na casa de alguém? Você possui fotos, documentos, histórias para contar? Sua família fez parte de alguma comunidade judaica do interior paulista, como Sorocaba, Itu, Bauru, Marília, Barretos, Araraquara, Piracicaba, São Carlos, Franca, Catanduva? Ou fez parte da comunidade judaica de alguma outra cidade? Então escreva para mim! Encaminhe um e-mail para myrirs@hotmail.com


12 comentários:

  1. Seria muito interessante ter imagens da Sinagoga de Marília. Hoje o grupo de judeus remanescentes e imigrantes é pequeno. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Eduardo dias, muito obrigada pelo comentário. Veja algumas fotos nas páginas: https://artejudaicasaopaulo.blogspot.com/2020/06/comentarios-sobre-comunidade-judaica-de.html
      https://artejudaicasaopaulo.blogspot.com/2020/06/familiares-da-comunidade-judaica-de.html

      Excluir
  2. Gostaria de saber se tem sinagoga judaica ou comunidade aqui em Bauru se poderia me passar informações ou endereço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom! Eu tb gostaria de saber se ha um lugar em Bauru para congregar com irmaos judeus. Obrigada!

      Excluir
  3. Gostaria de saber se tem sinagoga judaica ou comunidade aqui em Bauru se poderia me passar informações ou endereço,por favor?
    Favor enviar para os e-mails: cleidesantos@bauru.sp.gov.br ou mariopinheiro@bauru.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se tem sinagoga ou comunidade judaica aqui em Marília, poderia me passar o endereço, pôr favor

    ResponderExcluir
  5. Shalom, Gostaria de saber se possui sinagoga judaica em Bauru? Poderiam me passar o endereço caso tenha.
    Meu email: jessycosta@gmail.com

    Responder

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se há alguma sinagoga em Marília

    ResponderExcluir
  7. Shalom!! Muito grata por tanto conteúdo!!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA,gostaria de entrar em contato com alguém da Comunidade Judaica de Bauru.(bere-sanches@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde me envie um e-mail Hannahechad@outlook.com

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...