segunda-feira, 16 de abril de 2018

E você, teria alguma história, lembranças da Sinagoga da Rua Abolição?

Guia da Juventude Israelita- Jacob Mazaltov- 1937

Podemos ler em “Ohel Yaacov, Primeira sinagoga sefaradi paulista”, artigo de Rachel Mizarhi publicado na revista Morashá, e parte do trbalho acadêmico do Depto de História da USP, com apoio do CNPq: “A sinagoga da Rua Abolição foi erguida com recursos próprios e empréstimos de alguns dos diretores-fundadores, como Levy, Salem & Cia. Amadeu Toledano foi um dos líderes que se empenhou por fortalecer a comunidade.” De linha conservadora, os fundadores sefaradim de Esmirna, através de contato com os judeus da Mooca, supriram a ausência de rabinos e chazanim, entre os quais Assilam Cohen, Elias Mizrahi e Habibe Menram e Isaac Hayon. “Jacob Mazaltov também conduziu os serviços religiosos e produziu, preocupando-se com a juventude e para serem compreendidas por todos da sinagoga, livros de liturgia e das festas, em português...” Vejam ao lado fotos do livro Guia da Juventude Israelita, de 1937. Em 1939 organizou na Abolição o primeiro Bat Mitzva na comunidade judaica de São Paulo. A partir da década de 30, judeus sefaradim do Marrocos e de outros locais de origem, como Itália, Bulgária, Grécia, Portugal, Espanha e Ioguslávia foram atraídos para esta sinagoga. Na década de 50, o rabino Mendel W. Diesendruck foi contratado. Outros grupos foram acolhidos para o local, tais como imigrantes procedentes de Alepo, Damasco, Beirute, Cairo e Alexandria, Nesta época, a sinagoga passou a ser conhecida como Templo Israelita Brasileiro do Rito Português. Em 1958, uma nova denominação: Templo Israelita Schaar Hashamaim. Foi ampliada com a ajuda de novos imigrantes, como a família Safra, e passou a ser frequentada, em sua maioria por judeus procedentes do Egito. Neste momento com o nome de Templo Israelita Brasileiro Ohel Yaacov... (Ohel Yacov-primeira sinagoga sefaradi paulista- artigo de Rachel Mizrahi para a revista Morashá, pag. 53 a 56; março’99). Atualmente está localizada na Rua Cravinhos...

No Netshuk, Debora Mizrahi Dzialoschinsky comentou que tem muitas memórias dessa sinagoga. O avô Elias Mizrahi veio de Safed Israel e a avó de Beiruth, no Líbano. Conheceram-se no navio Frequentaram durante muitos anos esta sinagoga, até o falecimento do avô em 1982”. Também avisou que Rachel Mizrahi escreveu sobre a história da Sinagoga...

Conversando pelo Facebook, Luiza Benbassat Krausz“Eu era muito pequena quando frequentava a sinagoga da Abolição. Não me lembro de muita coisa. Mas acho que meu pai adoraria contar o que lembra!” Vamos agendar um horário!


Em Memórias Paulistanas, Marcos Penteado contou que “Rabi Melamed também esteve na Sinagoga da Abolição, assim imaginei que a foto da postagem anterior fosse ele mais jovem. Não conhecia o Rabi Mazaltov...”

E você, teria alguma história, lembranças da Sinagoga Templo Israelita Brasileiro Ohel Yaacov, na época em que esteve situada na Rua Abolição? Lembra-se como era o edifício, disposição das cadeiras, os vitrais, o setor masculino, o setor feminino? E Shabat, Rosh Hashaná e Yom Kipur, Sucot, Purim, Pessach, Shavuot? Havia atividades para crianças jovens? Possui fotos, documentos? Vamos compartilhar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...