quinta-feira, 5 de abril de 2018

O bairro da Bela Vista

Mapeamento 1930 - Sara
site http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br

A Bela Vista é um distrito da região central da cidade de São Paulo, que engloba os bairros do Morro dos Ingleses e também o Bixiga, e um dos bairros de imigrantes, inicialmente formado por italianos e posteriormente por imigrantes provenientes de outros países, que contribuíram para sua formação e o desenvolveram no fim do século XIX e início do XX, assim como o Bom Retiro, o Brás, Mooca e Bom Retiro.


Esta região, formada por propriedades rurais, era pouso de tropas, em especial na área próxima ao Córrego Saracura, e também ponto de passagem destas, vindas de Santo Amaro e Itapecerica e que abasteciam a população.

Consta que até 1870, o local, chácara de propriedade de sr. Antônio José Leite Braga, e apelidado de Bexiga (teria sido vítima de varíola, ficava entre os Riachos Itororó (Av. 23 de Maio) e Saracura (Av. 9 de julho), ou seja, um trecho de terra, hoje compreendido pelas avenidas Brigadeiro Luiz Antônio, Paulista e Praça da Bandeira. Assim, o bairro nasceu dos “Campos do Bexiga”, e muitos atribuem o nome do bairro ao apelido de sr. Antonio.

A partir do loteamento do bairro, inaugurado em 1º de outubro de 1878 pelo imperador D. Pedro II, surgiram casas modestas ocupadas, em geral, por artesãos e pequenos comerciantes.

Mapeamento 1930 - Sara
site http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br
Várias das características originais do traçado urbano da Bela Vista ainda permanecem inalteradas, com sua arquitetura e ruelas estreitas, casarões antigos, cantinas, restaurantes e teatros, uma excelente região para conhecermos caminhando a pé. Com fácil acesso a diversas linhas do Metrô da linha verde e azul, na região de Bela Vista estão localizadas importantes atrações paulistanas, como o Museu de Arte de São Paulo. Situavam-se, também, duas antigas sinagogas da cidade: a da Rua da Abolição, hoje em dia situada à Rua Cravinhos, e a Beth-El, hoje funcionando à Rua Caçapava, e cujo edifício sediará o Museu Judaico de São Paulo. Abriga a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e também a escola de samba Vai-Vai.

A região é limitada, ao norte, pela Ligação Leste-Oeste; ao leste, pela Avenida Vinte e Três de Maio; ao sul pelo Viaduto do Paraíso e a Rua do Paraíso; a Sudoeste e Oeste pela Avenida Bernardino de Campos, Praça Osvaldo Cruz e Avenida Paulista; a oeste e noroeste pelas ruas Frei Caneca e Avanhandava.


Vejam os sites consultados, onde poderão encontrar mais detalhes da Bela Vista:

2 comentários:

  1. Muito interessante conhecer o bairro onde situavam-se as sinagogasda Rua Abolição e a BethEl!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!!! Acompanhe as próximas publicações, as anteriores e visualize meu video do YouTube, onde explico meu trabalho de pesquisa no link https://www.youtube.com/watch?v=i9tTWRP80Go&t=7s

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...