domingo, 29 de abril de 2018

“Sinagoga(Synagogue) Israelita de Pinheiros Beth Jacob”- The Bezalel Narkiss Index of Jewish Art

Bairro: Pinheiros- São Paulo – SP – Brasil
Localização: Rua Arthur de Azevedo
Fundação: 27 de setembro de 1937, por judeus poloneses, russos e romenos, do bairro de Pinheiros. Desde 1925 estes se reuniam em casas particulares, geralmente nos Iamim Noraim
Escola Israelita Brasileira Chaim Nachman Bialik, fundada em 1943, teve seu início nas salas de aula aos fundos da Sinagoga Israelita de Pinheiros Beth Jacob, e funcionou até 1955 junto à mesma. Mudou-se para Rua Simão Alvares e, hoje em dia, funciona no Clube A Hebraica, com o nome de Alef-Peretz
Projeto do edifício: Bruno Cocianovich

Descrição do edifício: Em termos do projeto arquitetônico, esta sinagoga assemelha-se às demais sinagogas de São Paulo, do mesmo período de sua fundação, como as do Brás, Cambuci, Peretz.  Possui um piso para a ala masculina, ao fundo o Aron HaKodesh e sobre este dois leões em madeira ladeando as Luchót Habrit e a Bimá à frente.  Um corredor central, com fileiras de cadeiras laterais substituem os bancos originais, em madeira, de antigamente. Estes foram mantidos somente próximos ao Aron HaKodesh.  
Duas galerias femininas, nas laterias do primeiro piso, estão ocupadas por cadeiras conservadas. Uma mureta, mais alta do que nas demais sinagogas já visitadas, impossibilita, de alguma maneira, a visão de quem venha a ocupar tais lugares. Nos shabatot de hoje em dia, a ala feminina situa-se na parte posterior do setor masculino, separada apenas por uma divisória…a “mechitzá”. Diferentemente dos edifícios das outras sinagogas, o acesso à ala masculina faz-se diretamente pelo piso da entrada, e não através de escadarias laterais. A porta de entrada desta ala, em arco e de folha dupla, é feita em madeira e está bem conservada. 
As janelas, retangulares ou em arco, em vidro martelado, situam-se na lateral, porém é possível notar, na atual sala do rabino, uma janela em arco com uma Maguen David. Um corredor lateral leva ao amplo salão para kidush, situado ao fundo da sinagoga. Um detalhe interessante é o fato de que aqui, não estão presentes os Mazalót. Quanto às “plaquinhas” dos bancos, que identificavam os contribuintes na ocasião da fundação desta, estão guardadas.
Será feito um painel com as mesmas. O que vemos sim é uma ampla placa à entrada, com os nomes dos fundadores, e uma placa da ocasião da reforma desta.

Situação atual: O edifício está conservado e a sinagoga mantém as rezas de Shacharit Shabat. Por um longo período a sinagoga ficou ativa somente nas Grandes Festas. Em 1987, a Loja Maçônica David Iampolski, através de acordo realizado com a Sinagoga, assumiu a manutenção do edifício, revitalizando e reativando a sinagoga, realizando três reformas no período, inclusive com a adaptação do mobiliário: os bancos originais foram substituídos por novas cadeiras. 
Os bancos estavam desgastados e em más condições de uso, por causa de cupins, muito comum no bairro. Aparelhos de ar-condicionado foram instalados e a construiu-se uma cozinha Kasher. As Torót, uma Meguila e um “yad” antigos permanecem em uso, assim como o Ner Tamid, os candelabros com lâmpadas e quadros com algumas rezas como o Yzkor.

Dois leões ladeiam as Tábuas com os Dez Mandamentos, situados sobre o Aron Hakodesh, Setor feminino e masculino, Aron HaKodesh, Bimá, Paróchet, Menorót, Janelas, situadas em uma das laterais da edificação e ao fundo desta, vidros translúcidos, alguns em tons de azul

District: Pinheiros- São Paulo – Brazil
Location: Arthur de Azevedo Street
Foundation: 1937, by Polish, Romanian and Romanian Jews from the Pinheiros district. From 1925 these met in private homes, usually in the Iamim Noraim
Chaim Nachman Bialik Brazilian Jewish School – started in 1943, its beginning was in the classrooms at the back of the synagogue, until 1955. It moved to Simão Alvares Street and, nowadays, works in the Club “A Hebraica”, with the name of Alef-Peretz
Project: Bruno Cocianovich

Description of the building: In terms of the architectural design, this synagogue resembles the other synagogues of São Paulo, from the same period of its foundation, as those of Brás, Cambuci and Peretz. It has a floor for the male sector, in the background the Aron HaKodesh. On this, are two wooden lions flanking the Luchót Habrit. The Bimah is ahead of the Aron Hakodesh. There is a central hallway, with rows of side chairs, that replace the original wooden seats of yesteryear. These were kept only near the Aron HaKodesh. Two female galleries, on the sides of the first floor, are occupied by preserved chairs. 
A wall, higher than in the other synagogues already visited, makes it impossible in any way to see who occupies such places. In today’s Shabbatot, the female wing is situated at the back of the male section, separated only by a partition … the “mechitzá”. Unlike the buildings of the other synagogues, access to the men’s sector is done directly through the entrance floor, not through side steps. 
The entrance door of this sector, arched and double-leaf, is made of wood and is well maintained. The rectangular or arched windows in glass are located on the side, but it is possible to notice in the current room of the Rabbi an arched window with a Maguen David. A side hallway leads to the large hall for Kiddush, located at the back of the synagogue. An interesting detail is the fact that the Mazalót are not present here. As for the small plates of the banches, which identified the donors in the occasion of the foundation of this one, are stored and will be made a panel with the same ones. What we see is a large plaque at the entrance, with the names of the founders, and a plaque of the occasion of the reform of this.

Current situation: The building is preserved and the synagogue maintains the prayers of Shabbat. For a long time the synagogue was active only in Rosh Hashanah and Yom Kipur. In 1987 the David Iampolski Masonic Lodge, through an agreement with the Synagogue, took over the maintenance of the building, revitalizing and reactivating the synagogue, carrying out three reforms in the period, including the adaptation of furniture: the original benches were replaced by new chairs , because they were worn and in bad conditions of use, because of termites, very common in the neighborhood. 
Air-conditioning units were installed and a Kasher kitchen was built. The Torót, an old Megillah and a “yad” remain in use, as well as the Ner Tamid, the candelabra with lamps and pictures with some prayers like the Yzkor.

Two lions flank the Tables with the Ten Commandments, located on the Aron Hakodesh, Menorót, doors, Women’s and men’s sector, Aron Hakodesh, Bimah, Synagogue building, Paróchet, Windows located on one side of the building.



Para mais detalhes visitem o blog https://artejudaicasaopaulo.blogspot.com.br/ :

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