quinta-feira, 12 de abril de 2018

Os primeiros tempos da Sinagoga Israelita Paulista


Sr. Tomaz Kovari encaminhou as fotos da “Introdução” do Rabino Jolesz Karoly, em dezembro de 1960, na Sinagoga Israelita Paulista. Antigos frequentadores, muitos pais, avós e provavelmente bisavós da geração atual da comunidade judaica...Talvez, quem sabe, alguém se reconheça nas fotos? Rabino Jolesz Karoly, foi para Israel....Quem gostaria de comentar? 

Sr.Tomaz reuniu este material e o texto abaixo, muitíssimo interessante, e encaminhou-me por e-mail. Como comenta, “uma parte deve ser da Ata em húngaro, ou alguém contou, ou a partir de algum diário, ou saiu num jornal...”

Aqui transcrevo o texto:
“Os judeus húngaros foram convocados para o dia 29 de novembro 1931, um domingo, no Sportklub, sito à rua Brigadeiro Tobias, para participar da assembleia de fundação da Congregação Húngara. Compareceram József Fürst, Lajos Nébel, Vilmos Steiner, József Boros, Károly Gábor, Dezsö Gábor, Zsigmond Pollák, Zsigmond Havas, Ernö Balázs, Alfréd Krausz, Bernát Róth, Géza Zsupnik, Jenö Vágó, Bernát Borgida e Éliás Altschüler.  Proclamaram a fundação da Congregação Israelita Húngara e elegeram a primeira diretoria. Presidente: Jenö Spivák; secretário: Alfréd Krausz; escrivãos: Lajos Nébel e Richard Tolnai; tesoureiro: Jenö Vágó; gabes: Élias Altschüler e Jenö Klein. Membros do conselho deliberativo: Bernát Róth, Károly Gábor e Bernát Slamovitch. 

Sem saber, os fundadores da Congregação Israelita Húngara representavam uma coletividade bastante numerosa. Assim que se espalhou a notícia que a Congregação acabara de ser fundada, houve manifestações de apoio e pedidos de ingresso por parte de pessoas de quem nem se sabia que eram judeus. A recém eleita diretoria também foi à luta para arregimentar novos sócios, obtendo grande êxito. Não se sabe o número certo dos novatos, mas o número que constava da carteirinha de sócio de Lajos Nébel era o nº 83. Ou seja, havia no mínimo oitenta e três sócios pagantes. Quem conhece a história das congregações judaicas húngaras sabe que muitas congregações florescentes contavam com um número menor do que esse de membros pagantes. 

Os primeiros tempos...

Faltava ainda encontrar uma sede, mesmo que provisória. O sr. Bernát Borgida ofereceu um quarto em sua residência situada à rua dos Andradas, à Sociedade Religiosa Húngaro-Brasileira, razão social da Congregação Israelita Húngara.
Em 1932 foi alugado o salão de um clube, num prédio caiado de amarelo, localizado em frente ao edifício do jornal “A Gazeta”.
A mudança da congregação para uma casa no outro lado da rua, à rua dos Andradas nº40, não trouxe grandes modificações à administração da congregação. (Hoje o quarteirão inteiro é ocupado pelo prédio arredondado da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo. N. do Org.) 

Em 1933 os serviços religiosos das grandes festas foram realizados novamente num salão alugado, dessa vez à rua Ribeiro de Lima, antigo nº9, nas velhas dependências do Clube Macabi. Pelos mesmos motivos, em 1934 as festas também ocorreram ainda “fora de casa”, no salão de ginástica do Clube de Ginástica Turnerschaft, à rua Couto Magalhães nº40. Porém, a festa já ganhou em majestade, pois o serviço religioso, celebrado pelo senhor Mermelstein, contou com a participação de um coral de oito vozes. 
Finalmente, em 1935 a situação foi solucionada. A congregação alugou todo o primeiro andar, em cima do cinema (o Cine Central), do prédio localizado à rua General Osório nº182...”

Reedito o post acrescentando novas informações, relativas à fotos publicadas!!!

Judit Breuer contou que, abaixo da Chupa, no meio, Rabino Jolesz, na esquerda dele Nebel Luiz, atrás é Emmerich Neufeld. Perto do Sr. Nebel sentado Sr.Csillag.
Paulo Valadares informou: o Rabino era natural de Poroszlo (04/10/1914), filho de Joszef e Etelka (Frank) Jolesz. Chegou ao Brasil em 16/09/1958 e apresentpi-se como "israeliano" e "comerciário". Trocou para "Rabino-mor" da SIP em 29/10/1962.
Suzana Yara Guttmann escreveu: “Sim, Judit Breuer- também reconheci os mesmos, e entre as mulheres, minha mãe Boriska- tias e tios... Acho importante esse resgate, e gostaria pode trocar nossas histórias! Bela iniciativa da Miriam Szwarcbart.” E completou: “Casei em 1961- com o Rabino Jolesz- sendo seu primeiro casamento!
Judit Breuer respondeu: “Parabéns a Myriam pelo trabalho. Suzana voce sabe mais, conhece melhor do que eu”
Roberto Strauss comentou “Na foto das mulheres, a terceira da esquerda para a direita, de blusa preta e colar branco, braço cruzado, minha tia-avó Baby Strausz, mulher de meu tio avô Paulo Strausz. Na Quinta foto, em primeiro plano, terno escuro, quipá e óculos, olhando para direita, acho que é meu avô, Dr. Francisco "Feri" Reiszfeld. Ao fundo a direita, chapeu e batendo palmas, o Neufeld?
E Lili Muro Zaitoune Muro comentou:"Exatamente este Rabino que realizou meu casamento-Karol Yoles
E você, gostaria de comentar, contar algo a respeito???

3 comentários:

  1. Olho para as fotos, com grande emoção e revivo minha primeira infância na comunidade húngara-Buscarei as minhas memórias com fotos, amigos-tios e meus pais com suas histórias vividas na Hungria e a decisão de para cá imigrar! Sou Suzana Guttmann (Suzi Perl-) filha de Boriska e Júlio Perl-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda sua resposta, Suzana, e agradeço muito sua participaçào!!!!E até dia 22/04, no próximo encontro!!!

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...